A única palavra

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Foi descoberta... a única palavra que muda no Brasileiro quando o Acordo Ortográfico passar a ser válido.

"Até à entrada em vigor do AO 1990 no Brasil, era comum a grafia Cingapura. No entanto, o texto do AO 1990 (ver Base III-3.°[1]) indica explicitamente que a ortografia correta é com s inicial: Singapura. Cingapura passará portanto a ser erro ortográfico quando o Acordo Ortográfico de 1990 for a única norma válida no Brasil, a partir de 1° de janeiro de 2013."

3 comments :

JP disse...

xiii isso vai trazer complicações extremas! :S Já viram o que vai ser agora ter que mudar um hábito de séculos?! Para mais, esta é uma palavra que se escreve quase diáriamente. :S

24 de junho de 2009 às 18:54  
Tito disse...

@JP

Acho que a questão é que no Brasil é só uma. Em Portugal são várias!

24 de junho de 2009 às 21:32  
João Campos disse...

Não me parece que no Brasil seja apenas uma palavra a mudar com o acordo ortográfico. Para além disso, o acordo não se resume à ortografia - e, JP, mesmo com o acordo, nenhum advérbio de modo será acentuado.

Tito: discutir a problemática do acordo ortográfico com base na quantidade de palavras que muda em Portugal e no Brasil parece-me a mim extremamente redutor. Portanto, e ao contrário do que afirmas, a questão não é quantitativa. Há outros argumentos mais relevantes em cima da mesa. O mais lógico, a meu ver, será o da submissão da etimologia à "simplificação da ortografia". A ler, se houver interesse:

http://ciberduvidas.sapo.pt/controversias.php

25 de junho de 2009 às 16:21  

Enviar um comentário

Orignal Layout design by Pannasmontata | Layout Conversion by IcePicK