Burocracia, The State Of The Art

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Burocracia é um conceito administrativo amplamente usado, caracterizado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam invariavelmente regras e procedimentos padrões, como engrenagens de uma máquina. É também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras e procedimentos redundantes, desnecessárias ao funcionamento do sistema.


Como todos sabemos, existem sítios onde este sistema é seguido à risca. Lembrei-me de escrever sobre isto pois enquanto se está numa fila à espera que chegue a nossa vez passam muitas ideias parvas na cabeça.

Depois de me deitar às 4 da manhã lá fiz um esforço para me levantar antes das 8 para chegar à faculdade antes da tesouraria abrir, para fazer uma coisa tão simples como pagar 2 exames e época especial.

Tudo seria muito bonito se fosse só chegar, tirar uma senha, esperar e pagar. Mas não, as pessoas têm de complicar as coisas. Depois de esperar 1h na fila até a tesouraria abrir (às 9:30h) para tirar uma senha, disseram que ainda estavam por atender as pessoas com senhas antigas (do dia anterior) e fazendo as contas assim por alto estavam mais de 400 números à minha frente. Felizmente, para mim e para muita gente, estes 400 números passaram relativamente depressa pois as pessoas não apareceram. O engraçado é que ao meio-dia ainda apareciam pessoas com senhas antigas, fora de ordem e até apareceram 2 pessoas com uma só senha e toda a gente era atendida "normalmente". Numa próxima vez, vou tirar uma senha e levo 15 amigos :p

Depois de pagar os exames, ainda ficou a faltar um passo de extrema importância que consistia em mostrar a factura do pagamento na secretaria para comprovar que tinha pagado.

Não pode ficar por falar o facto de para ir do andar da secretaria (3) para o andar da tesouraria (1), só mesmo pela rua, pois os seguranças não permitiam que se utilizasse as escadas. Mas qual seria o problema? Será que o cimento das escadas com uns 20 anos ainda não acabou de secar?

Mais uma senha, mais tempo à espera... Felizmente, varias (duas) pessoas, solidárias com a minha causa ou possivelmente com a minha cara de desespero, deram-me senhas com números antes do meu. Passei de um 63 para um 51 e depois para um 26 :) Mesmo com estas senhas "pirateadas" ainda tive a oportunidade de esperar uma hora.

Chegou a minha vez e lá fui eu mostrar a factura. E agora a parte engraçada... A parte de mostrar a factura era literalmente isso, mostrar a factura à senhora e nem havia direito a um carimbo nem nada.

Agora o que ficou por responder: Para que é que servia este ultimo passo? Será que a senhora consegue memorizar todos os nomes e no final do expediente faz a lista de quem lá foi mostrar a factura? Com um sistema tão burocrático, não seria mais sensato colocar uma pessoa (ou um bando delas) a cruzar os pedidos de exame com as facturas emitidas?

1 comments :

Unknown disse...

Não me digam que aí na secretaria ainda usam também pc's de válvulas...

Aqui pelo ISEP basta ir ao portal do Instituto, inscrever nos exames que queremos, é-nos dada uma referência multibanco, pagamos e pronto. Simples e eficaz.

28 de agosto de 2007 às 16:20  

Enviar um comentário

Orignal Layout design by Pannasmontata | Layout Conversion by IcePicK