Pois é. Emigrado, emigrante! Sabem quais as principais diferenças de estar aqui ou ai?
Não? Então vamos começar pela principio. Eu estou a viver em Haia, na Holanda.
Um país mais pequeno que Portugal em que a imigração não é vista como um problema mas sim como uma vantagem. (Alemães imigrantes... quem diria hein?)
Depois andam por ai uns mitos que eles trabalham muito mais que nós, que são melhores etc... balelas. Aqui há preguiçosos, há não preguiçosos, eficientes e não eficientes... igualzinho ai.
Depois o mito que se paga mais aqui pelo mesmo trabalho... isso é semi verdade.
O consumidor na maioria das vezes paga o mesmo, mas o empregador fica com menos lucro, dando mais dinheiro ao empregado... por isso diria que se paga o mesmo... não há é tantas sanguessugas.
por exemplo: A minha consultora em PT recebia cerca de 5000 euros mês e dava-me 1/4 disso... aqui nem com 1/4 fica... por isso é normal que o meu ordenado seja brutalmente mais alto... mas isso deve-se ao facto de a minha consultora não ter um lucro de 3000 e tal euros por mês comigo....
Existem outras diferenças: Ninguem faz um credito para comprar uma televisão... poupa-se e depois compra-se... ganham mais dinheiro? sim... mas com esta técnica não gastam tanto.
Finalmente, a função pública... existe e funciona... porque? Porque é gerida como se fosse uma empresa... tens de trabalhar, tens de ser produtivo...
Em suma, a diferença, no meu ponto de vista entre uma das economias mais estáveis da Europa e a tuga... é facilmente resumida em três pontos:
- Tentativa de distribuir riqueza mais equativamente;
- Promoção da meritocracia em todos os níveis da sociedade
- Penalizações efectivas para todas as formas de corrupção
Claramente a principal razão porque isto não é possível em Portugal é porque a nossa mentalidade não deixa. Nem os ricos aceitam ser menos ricos, nem os pobres aceitam que lhes mexam em direitos parvos cuja eliminação poderia servir para lhes melhorar a qualidade de vida.
Porque é que eu quero ser efectivo a ganhar 500 euros por mês, quando posso estar a prazo a ganhar 2000?
Porque é que eu acho que quando saio da escola paro de estudar?
Porque é que tenho medo de desempenhas funções para as quais não estudei? (Esta então bate recordes porque se eu estudei como arranjar motores sem injecção electrónica... hoje sou um mecânico de chanatos por ter medo de ir aprender coisas novas)
Bem, muitas mais diferenças aparecerão concerteza mas a minha hora e meia de almoço está a terminar... e aqui quando se acaba o almoço, vai-se trabalhar... as noticias lêem-se em casa....
Diferenças
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Posted by opinion at 13:19 |
Labels: Este Fui Eu , Portugal
Posts Relacionados
Subscrever:
Enviar feedback(Atom)
0 comments :
Enviar um comentário