360Desktop

domingo, 13 de julho de 2008

Embora não seja muito habitual nesta casa, hoje apresento aqui um software que encontrei.
Chama-se 360Desktop e a ideia é proporcionar ao utilizador um ambiente de trabalho 360º de modo a maximizar o espaço disponível.



Existem diversos modos de aumentar o espaço, como utilizar múltiplos monitores, ambientes de trabalho virtuais, etc. No caso dos monitores é muito fácil de implementar e de habituar, no entanto ficamos presos a uma secretária e no meu caso isso não é viável. No caso dos ambientes de trabalho virtuais, nunca encontrei um que me permita trabalhar naturalmente e acabo sempre por ter as janelas todas no mesmo ambiente.



Ao instalar o 360Desktop estava muito reticente em relação à sua usabilidade. Pensei logo que era um software daqueles para desinstalar 5min depois. Enganei-me... A utilização do 360Desktop é tão subtil que, ao fim de algumas horas, já nem me lembro que o estou a utilizar. Ao contrario softwares que simulam diversos ambientes de trabalho independentes, aqui só temos um, "esticado", que é complementado com uma imagem panorâmica.

O melhor de tudo é que para mudar de janela não é preciso mudar os hábitos nem decorar uma combinação de teclas marada. Basta proceder naturalmente, clicando na taskbar ou usando o Alt+Tab. As janelas também podem ser localizadas com um slider que fica sempre visível no topo. Mesmo que as janelas não estejam visíveis, a transição entre elas é tão suave que parece ser uma funcionalidade nativa do Sistema Operativo.

Aqui fica um vídeo, feito pelo pessoal do Peopleware que exemplifica o funcionamento desta aplicação.



Neste vídeo vêm-se os ícones do ambiente de trabalho a "rodar" juntamente com o wallpaper, no entanto isso pode ser evitado com uma das opções de configuração do 360Desktop.

Depois disto tudo, podem questionar a verdadeira utilidade desta aplicação. É justo, pode não ajudar na produtividade. No entanto conseguiu crédito meu suficiente para me dar ao trabalho de escrever isto tudo sem copiar de lado nenhum. Até achei engraçado quando vi que no MeioBit diziam que...
Embora o 360desktop seja um típico caso de software que dificilmente irá revolucionar a indústria, vale a pena seu download, nem que seja pra impressionar aquele seu primo chato.


Mais Informação e download: http://360desktop.com/

Enviar um comentário

Orignal Layout design by Pannasmontata | Layout Conversion by IcePicK